Vereadores mostram preocupação e pedem transparência e cuidado na luta contra o Covid-19

14/04/2020 às 13h30

Acompanhados na a presença somente de funcionários e assessores, os vereadores de Candeias realizaram na manhã desta terça-feira, 14 de abril, a sessão ordinária. Com alguns edis de máscaras e portando o álcool gel, os parlamentares discursaram e debateram propostas para a luta contra a epidemia do coronavírus.

No uso da tribuna, quatro edis falaram. A Vereadora Lucimeire Magalhães e o Vereador Arnaldo Araújo, falaram sobre a falta de ações por parte do executivo em meio ao momento que a saúde mundial vem passando. Cobraram mais transparências do Prefeito Pitágoras Ibiapina e da Secretária do Social, Soraia Cabral; além de afirmarem que sempre estarão acompanhando e cobrando as melhorias para o município. Além disso, A Presidente da Casa, Lucimeire Magalhães aproveitou o espaço para rebater uma matéria noticiada por sites locais, que dizia que mesmo com o aumento da arrecadação, a Câmara não tem ajuda ao combate do coronavírus. A Presidente rechaçou as críticas e afirmou que o trabalho do legislativo está sendo feito e continuará sendo realizado, entretanto, não pode fazer mais do que o cargo a compete, já que quem realiza é o executivo. E ainda deixou claro que os Vereadores estão à disposição do Prefeito para juntos, pensarem em melhorias para a cidade.

Dando seguimento aos discursos na tribuna, o vereador Irmão Gerson criticou a postura de alguns pré-candidatos que usam da proximidade das eleições para difamar os vereadores da gestão. Já a vereadora Rita Loira, cobrou dos vereadores da casa os cuidados contra a epidemia e defendeu que diante do quadro geral de saúde, as sessões ordinárias tinham que ser feitas de forma online, evitando assim a exposição entre os edis e funcionários da casa.

Votação de pedido de providência

De maneira extraordinária, já que o dia de votação de pedidos, requerimentos, projetos e moções acontecem nas sessões de quinta-feira, foram votados e aprovados dois pedidos de lei. O Vereador Fernando Calmon no seu pedido de providência 072/2020, solicita: “Que seja criado um Comitê de Crise para tratar sobre o Covid-19, com a participação de membros do poder Executivo, Legislativo e da Sociedade Civil.”

O vereador Arnaldo Araújo apresentou o pedido de providência 067/2020 que solicita: “Conceder auxilio emergencial no valor não inferior a R$ 300,00 (trezentos reais) durante 90 dias.” O auxilio abrangerá autônomos, vendedores ambulante, desempregados, mototaxistas, motoristas de transporte alternativo, ligeirinhos, dentre outros.

Ambos os pedidos foram enviados em nome dos 17 vereadores. Para entrar serem executadas, dependem somente da autorização do prefeito Pitágoras Ibiapina.