Comissão processante apresentará nesta quarta-feira (28) parecer final das investigações na compra de máscara e respiradores

27/10/2020 às 14h25

O parecer final da Comissão Processante, criada para apurar as denúncias de superfaturamento na compra de respiradores e máscaras descartáveis pela Prefeitura de Candeias, será apresentado na quarta-feira (28), na Câmara de Vereadores, em sessão extraordinária, marcada para as 14h.

Essa é a segunda sessão extraordinária convocada nesta semana. Na tarde da última segunda-feira (26), dos 17, apenas 08 vereadores compareceram na Casa Legislativa. Sendo assim, O Presidente da Comissão Processante, Vereador Fernando Calmon, solicitou uma nova assembleia para o dia 28 (Quarta-feira).

A abertura do inquérito ocorreu em julho com base na denúncia de um morador da cidade. Nesse período, foram colhidos depoimentos das testemunhas de defesa e acusação e diversos documentos. A comissão processante é formada pelos vereadores Fernando Calmon (presidente), Irmão Gerson e Rita Loira.

O documento foi elaborado após três meses de investigação.

O relatório será lido na sessão, colocado para a apreciação e votação.

Denúncia:

Segundo a denúncia, a Prefeitura de Candeias adquiriu os equipamentos através de um contrato sem licitação com a empresa Manupa Comércio, Exportação, Importação de equipamentos e veículos adaptados. O inquérito aponta que o município efetuou o pagamento de R$ 175 mil por cada um dos oito respiradores, sendo que a Prefeitura de Salvador teria comprado equipamentos do mesmo tipo pelo preço unitário de R$ 32 mil.

A Comissão Processante apurou também se o contrato foi direcionado para a Manupa.