Câmara realizará Sessão extraordinária nesta terça-feira (3) para apresentar parecer final das investigações na compra de máscara e respiradores

03/11/2020 às 11h47

O parecer final da Comissão Processante, criada para apurar as denúncias de superfaturamento na compra de respiradores e máscaras descartáveis pela Prefeitura de Candeias, será apresentado nesta terça-feira, 03 de novembro, na Câmara Municipal de Vereadores, em sessão extraordinária, marcada para as 14h.

Foram convocadas sessões extraordinárias nos dias 26 e 28 de outubro, mas que não foram realizadas por falta de quórum.

A abertura do inquérito ocorreu em julho com base na denúncia de um morador da cidade. Nesse período, foram colhidos depoimentos das testemunhas de defesa e acusação e diversos documentos. A comissão processante é formada pelos vereadores Fernando Calmon (presidente), Irmão Gerson e Rita Loira.

O documento foi elaborado após três meses de investigação.

O relatório será lido na sessão, colocado para a apreciação e votação.

Denúncia:

Segundo a denúncia, a Prefeitura de Candeias adquiriu os equipamentos através de um contrato sem licitação com a empresa Manupa Comércio, Exportação, Importação de equipamentos e veículos adaptados. O inquérito aponta que o município efetuou o pagamento de R$ 175 mil por cada um dos oito respiradores, sendo que a Prefeitura de Salvador teria comprado equipamentos do mesmo tipo pelo preço unitário de R$ 32 mil.

A Comissão Processante apurou também se o contrato foi direcionado para a Manupa.