Câmara Municipal de Candeias afasta o Prefeito por 90 dias

09/07/2020 às 15h19

Os vereadores de Candeias-Ba acataram o pedido protocolado pelo morador da cidade de Candeias, Sr. Marcelo Vilas boas, contra o prefeito Pitágoras Ibiapina (PP). Os parlamentares acataram a denúncia que acusa o chefe do Executivo de superfaturamento na compra de respiradores.

A sessão que foi realizada na manhã e se estendeu até o início da tarde desta quinta-feira (9), contou com a presença de todos os vereadores. Alguns assessores e funcionários da casa também puderam acompanhar a sessão da galeria, mas, seguindo as normas dos Órgãos de Saúde, mantiveram o distanciamento entre as cadeiras.

Depois de lido o documento com a denúncia, os vereadores debateram sobre o rito a ser seguido na sessão. Ficou-se acertado que o acatamento da denúncia seria realizado de maneira nominal e a votação referente ao pedido de afastamento cautelar seria secreta.

Por 9 votos a 8 foi aceita a denúncia.

Votaram a favor: A Presidente Lucimeire, Arnaldo Araújo, Edmilson Amaral (Mica), Fernando Calmon, Rosana de Bobó, Nal da San Martins, Irmão Gerson e Jorge da JM e Valdir Cruz.

Votaram Contra: Gil Soares, Alcione, Diego Maia, Rita Loira, Val Enfermeiro, Ivan do Prateado, Pastor Adailton Sales e Silvio Correia.

Em seguida, os parlamentares votaram e decidiram pelo afastamento cautelar de noventa (90) do atual prefeito Pitágoras Ibiapina. O Voto foi secreto e tiveram 09 votos a favor e 08 votos contra.

Diante do trâmite realizado, a Presidente da Casa, Lucimeire suspendeu a sessão por uma hora, para que a ata da sessão fosse redigida. Logo após, os vereadores votarão pela aprovação ou rejeição da ata.

A Comissão Processante — composta pelos edis Fernando Calmon, Irmão Gerson e Rita Loira — terá 90 dias para apresentar um relatório, que será levado à votação em plenário.

A Vice-prefeita Marcia Gomes, toma posse ainda hoje (9).